sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tem certeza que já fomos mais inteligentes, Carlos Nascimento?

Ontem, no Jornal do SBT, o jornalista Carlos Nascimento, ex-Globo e cujo estilo sempre me agradou, fez a abertura, sem dúvida, mais comentada da história do jornalismo na rede do Silvio Santos, a qual vi pessoas dizendo que foi um verdadeiro tapa na cara, que finalmente alguém disse a verdade e até que não há mais nada a ser dito. Segue abaixo a transcrição integral da abertura:

"Boa noite. Olha, ou os problemas brasileiros estão todos resolvidos ou nós nos tornamos perfeitos idiotas, porque não é possível que dois assuntos tão fúteis possam chamar a atenção de um país inteiro. Primeiro um programa de televisão em que se discute um estupro, que por si só já é um absurdo, negado pelos dois protagonistas. Segundo, uma pessoa que ninguém conhece vira uma celebridade na mídia somente porque o nome apareceu milhões de vezes na internet. Luíza já voltou do Canadá, e nós já fomos mais inteligentes".

Primeiro, desde quando um estupro é algo fútil? É justamente pela gravidade do ato que está sendo tão discutido, e principalmente por ter sido transmitido ao vivo pela maior rede televisiva do país! O programa no qual o fato ocorreu é sim muito fútil, mas o ato e a discussão não são!

Segundo, repetir frases de propagandas pode até ser algo idiota, mas é feito no mundo todo e provavelmente desde a existência da publicidade! Quem nunca perguntou "quem bate?" com intonação inocente ao ouvir batidas numa porta e ouviu "é o frio" como resposta da pessoa que batia? Quem nunca olhou para um Fernando e fez o comentário "bonita camisa, Fernandinho"? Quem nunca respondeu "heeeeeinnn?" quando alguém lhe fez uma pergunta e ouviu o outro responder "vitrooola"? Para citar uma mais recente, quem nunca ao menos solfejou a melodia dos Pôneis Malditos?

Será que discutir o absurdo de um estupro mostrado em rede nacional e citar a fala de um comercial é realmente um sinal do emburrecimento da população brasileira? Eu acho que não.

12 comentários:

Joyce Trindade disse...

Um estrupo é mesmo um caso sério, digno de muita discussão e investigação. Todos assim deverião ser. O problema é que esses casos só ficam nisso. Um auê brabo e depois o esquecimento...e um episódio que me soa como se alguém nos chamasse de idiotas. Até parece que a polícia ou o MP iria msm tirar o programa do ar... seria bom, mas isso nunca aconteceria. Quanto à menina do Canadá, como falei ainda pouco no facebook, repetir frases, criar e disseminar bordões é comum. Até aí não tem problema, mas fazer disso a manchete do dia, para mim, é realmente falta de inteligência. Na verdade, muito pelo contrário, inteligência da Globo, como me advertiu um colega - tbm pelo face - p/que o caso do BBB fosse esquecido. Como realmente foi.

Vivard disse...

Concordo. Idiotas somos por esquecermos de tudo após dias.

Luxa disse...

Sempre tem um metido a oposicionista. Carlos Nascimento mandou muito bem mesmo. E futil é discutir BBB , estupro é meu *** tb , foi tudo feito com respaldo de um diretor.
Blog LIXO. Perdi 2 minutos da minha vida aqui.

Anônimo disse...

Acho que se o brasileiro fosse realmente mais inteligente, esse programa não estaria no ar, e o estupro não teria sido exibido...

Este programa sem conteúdo está no ar há 12 anos.. concordo com Nascimento, acho que estamos nos tornando perfeitos idiotas!

Anônimo disse...

Mais um detalhe que lhe passou batido - até onde sei, existe uma HIPÓTESE de estupro, e que NÃO FOI JULGADA. Ou seja, no mínimo, esta tentando haver uma promoção de um programa de tv de uma certa emissora, e isto é sim, estúpido. Estúpido por estas tv's repassarem isto em horário nobre, considerando o impacto que isto tem para a população em geral.

Portanto, o problema ou é pessoal com o jornalista do SBT, ou então estás defendendo um 'modus operandi' extremamente nefasto de massificação de cultura (inútil).

Marciano Souza disse...

Concordo com o primeiro comentário, a Globo deu muita ênfase para o caso da Luiza só para que o caso Daniel do BBB12 fosse esquecido.

Jenny Maçãzinha disse...

Acho que eles quis dizer que é fútil discutir um estupro em que a possível vitima diz que não aconteceu nada. E mesmo assim, tendo ocorrido o estupro, a coisa é amplamente discutida nas redes sociais como algo cômico. O caso Luiza por mais cômico e alvo de publicidade que possa parecer, estar encobrindo verdadeiros "problemas", como por exemplo o caso SOPA e PIPA. Uma verdadeira guerra que esta acontecendo na internet em meio a casos de possiveis estupros no BBB e Luizas no Canadá.

Vivard disse...

O mais engraçado é que as pessoas que postaram os comentários mais revoltosos o fizeram de forma anônima.

Enfim, concordo que o caso Luiza na Globo pode ter sido pra desviar a tenção do possível estupro, mas também não sei o quão eficiente pode ter sido isso.

Nascimento disse que somos idiotas por discutirmos o estupro negado pelos dois protagonistas, e não por estarmos assistindo ao BBB, então o argumento do Sr. Anônimo ali em cima passa longe de ser válido.

E o meu ponto é: estupro consumado ou não, negado ou não, há muita coisa em jogo para acharmos que não rolou só pq a moça, que já havia dito para a produção que não estava consciente no momento do abuso, se disse que tinha consciência em depoimento oficial. Acreditar que de uma hora pra outra ela se lembrou de tudo é muita inocência.

Pode ter havido pressão da direção do programa, suborno, assim como simplesmente ela pode ter achado melhor por panos quentes a troco de nada. Até a possibilidade de ela ter se lembrado pode ser considerada.

É justamente por existir contradições, possibilidades e incertezas que esse assunto é tão discutido. Agora, dizer que um país é burro por causa disso é o tipo de comentário idiota que as pessoas fazem de forma anônima pela internet.

Anônimo disse...

A partir do momento que ambos negam o estupro ainda é considerado estupro? foi isso que ele quis dizer.

Vivard disse...

Cara, nos três últimos parágrafos do meu comentário aí em cima do seu, eu justifico justamente isso. Sei que é isso que ele quis dizer, mas as contradições na história que geram tanto debate.

E ninguém precisa se preocupar com isso. Assuntos polêmicos na internet só duram até o próximo fim de semana. Segunda-feira ninguém falará mais disso e nem da Luiza

Capitão. disse...

Vivard, pede pra sair. Opinião FAIL.

Vivard disse...

Aham, falou o mestre do universo que se reserva em seu anonimato e julga sem justificar.

Pô, gente, não concorda? Ótimo, cada um tem a sua opinião e eu respeito a de todos, mas vamos ao menos postar algo proveitoso! Não gosto de apagar comentários, mas esse tipo merece.