quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sede não é nada, imagem é tudo!

Não, isso não é um texto sobre publicidade, a coisa aqui é comportamento mesmo, sobre pessoas que fazem de tudo pra passarem uma imagem positiva delas mesmas. Em outras palavras, que vivem de aparências.

Como a grande maioria dos defeitos, essas pessoas não assumem que se preocupam com o que os outros pensam delas, assim como ninguém assume que é interesseiro, fofoqueiro, falso, prepotente e outras coisas do tipo. Aliás, a questão muitas vezes não é nem assumir, e sim se dar conta.

O problema de quem vive de imagem é que acaba agregando outros defeitos a si, pois para manter as aparências, conta vantagens, prejudica pessoas próximas (que conhecem as verdades), acaba sendo falsa pra passar a ideia de que está tudo bem (afinal, ter inimigos é feio) e, quando a omissão não basta, mente.

Pessoas assim inventam desculpas pra tudo. Se as finanças apertaram a ponto de ela ter que deixar o carro em casa e ir trabalhar com transporte público, vai falar que é porque não pega trânsito, pois o ônibus passa rapidinho, nem fica no ponto esperando! Porque o metrô é do lado de casa, coisa e tal.

Se faz uma viagem pro exterior e só teve grana pra bancar albergues da juventude, geralmente omite essa parte e, se assume, não é um albergue qualquer, aliás, nem chama de albergue, é hostel (no inglês é mais chique, né?), e com poucas pessoas no quarto, todas extremamente educadas, silenciosas e que sempre deixam o banheiro livre. Lembrancinhas? Todos ganham, até os inimigos!

É bem delicado lidar com esse tipo
de pessoa, que pode se portar como amiga num contexto que convém, e te virar a cara em outro que julgue que você não faz bem pra imagem dela.

Como identificar isso? Difícil. Difícil pra cacete, geralmente só conhecendo de perto, o que é quase impossível.

Nenhum comentário: