quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Porque a Lei do pedestre não funcionará em SP

A todo lugar de São Paulo se vê placas com mensagens do tipo "respeite o pedestre ou leve uma multa". Tudo bem que existem pessoas que devem ser educadas na marra, mas essa história de multar motoristas que não derem a vez para os pedestres nas faixas de segurança é algo meio fora da realidade pros padrões paulistanos.

Estive há pouco tempo na Suíça (desculpaê), onde isso funciona muito bem. O povo de lá é mais educado que o daqui? Sem dúvida, mas definitivamente não é só essa a diferença.

No geral, lá na Suíça, as ruas só têm uma faixa pra cada mão, não existem árvores nem postes nas calçadas, tampouco carros estacionados, logo, a visualização do pedestre na calçada pelo motorista é extremamente fácil. Aliás, os pedestres nem olham para o lado pra atravessar a rua utilizando uma faixa de segurança que não conta com semáforo, simplesmente vão andando como se estivessem sozinhos no mundo, então o motorista fica esperto porque sabe que o cidadão pode atravessar sem mais nem menos, mas mesmo que o pedestre pare no limite da calçada, o motorista também para o seu carro e espera que o cidadão atravesse.

Aqui temos ruas geralmente com ao menos duas faixas, calçadas zoneadas com árvores, postes, placas e carros estacionados. Se o pobre do motorista vê que tem uma pessoa querendo atravessar e lhe cede a vez, ainda há o risco de vir uma moto e passar ao carro parado. Aliás, moto é uma coisa que quase não se vê nas ruas da Suíça.

Outra coisa que por lá existe também é a educação do pedestre, que, quando tem semáforo, aguarda a sua vez de atravessar mesmo que não esteja passando nenhum carro na rua. Isso chega a ser idiota, mas serve pra exemplificar a diferença de mentalidades.

Até acho a tentativa de educação forçada aos paulistanos válida, mas o problema é que não costuma existir bom senso na famosa indústria da multa.

Nenhum comentário: