sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como as pessoas influenciam as nossas atitudes

Tudo que a gente faz na vida fica com a nossa marca, seja um objeto, uma obra de arte ou uma ação. Pode-se dizer que cada coisa feita leva um selo com algo que identifica o autor.

Conforme passam os anos, nós nos relacionamos com outras pessoas e cada uma delas deixa o seu selo no nosso selo, algumas em menor e outras em maior escala, e o que determina isso é o tipo e o tempo de contato.

Se um cara namora por dois anos uma garota que era procrastinadora, ele sai do relacionamento ou procrastinando mais do que já fazia ou abominando o ato, raramente o impacto será zero. Se ele tinha bom gosto por música e ela não, a menina nunca mais vai ouvir música com os mesmos ouvidos de antes.

Isso não se aplica só a relacionamentos amorosos, tampouco a apenas com seres humanos. Ver um grupo de pessoas espancando um solitário terá um impacto pra você, assim como ver um vídeo de um cachorro puxando para o acostamento outro que acabou de ser atropelado numa rodovia no Chile. Tanto a marca dos agressores quanto a do cachorro estarão carimbadas no seu selo daí pra frente, positiva ou negativamente, e influenciará direta ou indiretamente nas suas ações.

Na infância, os pais tentam moldar o selo dos filhos de acordo com os valores deles. Isso, somado à maneira com que a criança vê o mundo, a faz criar seu próprio selo. Quanto mais vivemos, mais pessoas conhecemos e mais coisas vemos, mais aprendemos com quem passou pela nossa vida e mais o nosso selo muda.

Nenhum comentário: